Foram encontrados 73 registros para a palavra: incêndios

Bolsonaro autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

O presidente Jair Bolsonaro assinou, no início da noite desta sexta-feira (23/8), o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) que autorizará o reforço das Forças Armadas em terras indígenas e em unidades de conservação ambiental na região de Roraima. Outros governadores da região Norte concordaram com o envio de tropas para combater as queimadas em toda a extensão da Amazônia Legal, mas ainda não formalizaram solicitação de GLO. 

Serão enviadas tropas do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Pelo decreto, elas estarão autorizadas a atuar na região Amazônica de 24 de agosto a 24 de setembro “nas áreas de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas dos estados da Amazônia Legal que requererem”: ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais; e levantamento e combate a focos de incêndio. ..

Corpo de Bombeiros alerta para a cultura da prevenção a fim de evitar incêndios em estabelecimentos comerciais

Dois graves incêndios em Juazeiro causaram medo e pânico em menos de 1 ano entre um e outro sinistro. Um dos incendios aconteceu ontem (3), em um Supermercado, localizado na Rua Henrique da Rocha. Ano passado, no mês de abril, um outro incêndio trouxe medo no centro de Juazeiro, no interior da loja HB Tecidos, numa travessa entre a Rua Goes Calmon e a Praça Imaculada Conceição.

Detalhe: os dois incêndios são referentes a incêndios ocorridos em estabelecimentos comerciais privados. O capitão Leonilton Moreira, do 9º Grupamento de Bombeiros (GB) de Juazeiro, explicou que a causa do incêndio de ontem (3) ainda não foi definida, mas adiantou que pode ter sido uma sobrecarga elétrica. ..

Bombeiros militares atuam em cinco frentes simultâneas em incêndios florestais

Buritirama, Boquira, Campo Alegre de Lourdes, Barreiras e Rio de Contas, são os cinco municípios que o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), atua paralelamente, no combate a incêndios florestais, através do Programa Bahia Sem Fogo, coordenado pelos Bombeiros e pela Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (Sema).

"Neste momento, Rio de Contas é a cidade que o incêndio está mais complexo e Boquira é a mais duradoura, porém, estamos atuando nas cinco cidades de forma célere com todo o equipamento necessário", explica o capitão BM, Murilo Rocha. Conforme ele, dois aviões estão sendo utilizados para auxiliar no combate aos incêndios, com o lançamento de água e secundariamente com o monitoramento aéreo", completa o capitão...

Saiba o que é necessário para garantir prevenção de incêndios em equipamentos públicos

O maior acervo da América Latina foi destruído por um incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, na noite de domingo (02). Considerado o mais antigo do país (com 200 anos) e com mais de 20 milhões de itens, o local abrigava o fóssil mais antigo das américas, muito material inflamável e não vinha recebendo desde 2014 a verba anual de R$ 520 mil para a manutenção. A perda de um dos maiores tesouros deixados pela história evidencia a falta de compromisso na gestão dos equipamentos públicos.

Em se tratando de prevenção a incêndios, é conferido ao profissional da área tecnológica a atribuição de elaborar projetos. De acordo com informações da Assessoria Técnica do Crea, existem projeto de Segurança contra Incêndio e Pânico, quando em edificações, que contempla um conjunto de meios ativos (detecção de calor ou fumaça, chuveiros automáticos, extintores, rede hidráulica, etc.), e meios passivos (resistência das estruturas ao fogo, compartimentação, saídas de emergências.

Proteção Passiva Contra Incêndio – PPCI: É um sistema de proteção desenvolvido para que um incêndio não se propague e seja retardado ao máximo. Assim os trabalhos de combate ao incêndio podem ser realizados sem comprometer toda a estrutura da edificação, para que as pessoas evacuem o local com tempo hábil e que o impacto financeiro sobre bens imóveis, máquinas e equipamentos seja minimizando. Em resumo, a proteção passiva tem o objetivo de compartimentar o foco de incêndio...

Corpo de Bombeiros: Falta infraestrutura para combater incêndios em Juazeiro e Petrolina

O incêndio que aconteceu nas Lojas de Tecidos HB no centro de Juazeiro deixou evidente a falta de estrutura do Corpo de Bombeiros dos dois municípios, Juazeiro e Petrolina. O incêndio considerado de grande proporção ocorrido numa lojas de tecidos, atingiu um prédio central e vizinho a outras lojas e revelou mais uma vez a fragilidade do Corpo de Bombeiros e a falta de infraestrutura da corporação.

Este Blog acompanhou a ação e viu o quanto valeram os esforços dos bombeiros, principalmente quando o fogo atingiu andar mais alto do prédio para debelar as chamas. A determinação dos bombeiros superou a falta de infraestrutura da corporação e conseguiram evitar uma tragédia no local...

9º GBM FAZ ALERTA SOBRE INCÊNDIOS NA ÁREA URBANA

Incêndios em terrenos baldios tem mobilizado equipes do 9º Grupamento de Bombeiros de Juazeiro. No início da noite desta quinta-feira (11) uma guarnição deslocou ao bairro Country Clube, próximo a Universidade Federal do São Francisco (UNIVASF) a fim de debelar um incêndio em terreno baldio que ameaçava se alastrar para as residências. 

Cabe alertar a população que atear fogo em terrenos baldios é crime e os responsáveis serão autuados e multados, de acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Colocar fogo em terrenos a fim de limpar a área é crime. A lei federal 9.605 de 12 fevereiro de 1998, artigo 54 diz: "causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, com pena de seis meses a um ano de reclusão e multa"...

Curso de Brigada de Incêndio é finalizado com sucesso no HDM/IMIP de Petrolina

O Curso de Brigada de Incêndio 2017 do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina foi encerrado ontem quinta-feira (30) com um resultado muito positivo, superando inclusive a expectativa dos organizadores. Foram 10 dias de treinamentos que formaram mais de 160 brigadistas, selecionados entre os colaboradores do hospital.
 
A iniciativa teve como objetivo capacitar, atualizar e certificar os profissionais em conformidade com a NBR-14276, nas ações de prevenção e combate à princípios de incêndios. A realização do curso é uma obrigatoriedade determinada pela NR-23, seguida à risca pela unidade materno-infantil, de modo a garantir a segurança dos funcionários, usuários e do patrimônio em caso de sinistro.
 
O curso teórico-prático incluiu noções básicas de combate à incêndios e primeiros socorros e foi todo ministrado pelo técnico em segurança do trabalho e bombeiro civil, Fernando Medeiros.
 
"A realização do curso foi fantástica e uma experiência até nova, pois nunca tinha ficado tantos dias envolvido em um treinamento de uma só empresa. Achei muito interessante a rotina e a dinâmica do hospital, que não para nunca, como também encontrei profissionais dedicados, abnegados em suas funções e dedicados ao curso. O resultado foi o melhor possível e deixo a unidade com a certeza de que formamos ótimos brigadistas e que eles serão propagadores de conhecimento. Cuidar da segurança é um dever de todos e não só da instituição", pontuou Fernando no encerramento.
 
A técnica de segurança do trabalho do HDM, Carine Freitas, confirma o saldo positivo. "Tivemos uma ótima participação dos nossos colaboradores e acredito que eles saíram prontos para coordenar situações de evacuações de emergência, análise de risco, salvamento e primeiros socorros. Podemos confiar que temos uma equipe preparada para agir", conclui.
 
  ..

Bahia: Incêndios florestais ultrapassam o dobro de registros do ano passado

Com 3.332 focos registrados atédomingo, 29, o mês de outubro é o recordista no número de incêndios florestais identificados este ano na Bahia pelo Programa de Monitoramento de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número ultrapassa o dobro dos casos registrados em outubro do ano passado, quando 1.415 focos foram identificados pelo programa por meio de um conjunto de satélites.

Ainda sem uma estimativa de área atingida pelo fogo em 2017 no estado, até o último fim de semana, a Bahia contava com 7.714 focos registrados pelo programa do Inpe. Isso representa 26% a mais que 2016, quando o estado registrou 6.003 focos até o dia 27 de outubro. Áreas de Preservação Permanente (APPs), como as matas ciliares que protegem os mananciais e nas encostas, foram destruídas. Também Áreas de Preservação Ambiental (APAs), a exemplo da APA Marimbus, em Iraquara e a APA do Rio de Janeiro, em Luís Eduardo Magalhães, tiveram fauna e flora atingidos...

Ministério libera recursos para prevenção de incêndios na Chapada

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretária Nacional de Defesa Civil (Sedec), liberou recursos da ordem de R$ 500 mil para ações de combate e prevenção de incêndios na Chapada Diamantina. O montante foi indicado pela senadora Lídice da Mata, por meio de emenda parlamentar e será executado pelo Governo do Estado, via Superintendência da Defesa Civil. Com a verba, serão adquiridos equipamentos de rádio para implantação de um, sistema de comunicação de voz, bem como a realização de cursos de capacitação de brigadistas voluntários, para atuar na prevenção, controle e monitoramento de queimadas irregulares e incêndios florestais  na região. 

De acordo com a senadora Lídice da Mata, a iniciativa prevê uma forte articulação entre os órgãos públicos e a sociedade civil para encontrar soluções viáveis capazes de diminuir  a incidência  dos focos de incêndios e assim combatê-los. "Mais 400 mil baianos de 24 municipios da Chapada Diamantina serão beneficiados", explicou. O superintendente estadual da Defesa Civil, Rodrigo Hita, contou que o sistema de comunicação terá dez estações de rádio VHF e dez repetidoras, o que facilitará as providências com mais agilidade...

Governo do Estado amplia ações de combate a incêndios na Chapada

Com a chegada de 15 bombeiros militares, dois helicópteros e duas aeronaves, entre esta terça e quarta-feira, no município de Rio Contas, o Governo do Estado está ampliando as ações de monitoramento e combate a incêndios que vem atingindo a região. Além dos brigadistas que já estavam atuando no local, toda uma estrutura está sendo criada na região para impedir o alastramento do fogo. Nesta terça, o secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), Eugênio Spengler, esteve na região e sobrevoou os locais atingidos pelos focos, avaliando a extensão da queimada numa área estimada de 230 hectares, localizada principalmente na Serra dos Barbados e em torno do Pico das Almas.

Segundo o secretário, a expectativa é de chuva para a região nos próximos dias, mas mesmo com esse indicativo, todo o efetivo disponível para operação continuará em Rio de Contas. "O incêndio na Serra do Barbado já foi completamente controlado, inclusive já foi feito o rescaldo, até esta quarta esperamos extinguir riscos na área. E continuamos atentos a focos isolados que podem acontecer em áreas de difícil acesso e com incidência intensa de ventos. Portanto continuaremos aqui com os brigadistas voluntários, quinze homens do Corpo de Bombeiros vindos de Jequié e Vitória da Conquista e as aeronaves que já estão no suporte às equipes de solo", explicou. 

Os focos de incêndio na região de Rio de Contas, município da Chapada Diamantina a 738 quilômetros de Salvador, começaram no último domingo (30) e, desde então, contou com o apoio de mais de 10 brigadistas capacitados e equipados pelo Governo do Estado. Na terça, um dos helicópteros que participavam da operação, já levava e trazia os voluntários a cada novo foco de incêndio. Para o brigadista e também guia turístico Samuel Ferreira da Silva, o trabalho no combate a incêndios foi a forma que encontrou para defender a natureza. "A gente faz tudo isso pelo amor que temos à natureza, pelas nascentes dos rios e pelos animais da região. Sou morador de Rio de Contas e poder ajudar é um privilégio e motivo de alegria", contou. 

As ações de Rio de Contas e em toda Chapada Diamantina integram o programa Bahia sem Fogo, lançado em outubro deste ano para intensificar a prevenção da ocorrência de incêndios apostando na conscientização do baiano e de visitantes. As atividades incluem monitoramento aéreo permanente nos focos da região, além de ações educativas como oficinas de educação ambiental, por meio de encontros e discussões temáticas, rodas de conversa, entrega de materiais socioeducativos e intercâmbio de experiências socioambientais. A ideia é que moradores e estudantes da região se tornem atores e multiplicadores dessas ações. ..

Governador determina preparação do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios na Chapada

O governador Rui Costa aproveitou a entrega de R$8 milhões em equipamentos para o Corpo de Bombeiros, na manhã desta quarta-feira (2), em Simões Filho, para anunciar que determinou a elaboração do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios na Chapada Diamantina. A implementação de um conjunto de medidas para evitar as queimadas na região foi assunto de reunião do governador com moradores, brigadistas e prefeitos, durante viagem que fez a Lençóis, em novembro do ano passado, para acompanhar o combate ao fogo. 

"Até abril, quero chamar os prefeitos para compartilhar as propostas e uma delas é a de capacitar servidores municipais, como os guardas municipais, no caso das cidades que têm. Se cada cidade tiver um grupo de servidores treinados, se cada comunidade tiver voluntários preparados para o combate a incêndios florestais, nas primeiras faíscas na mata o fogo é identificado e debelado, evitando tragédias como aquela [ocorrida no segundo semestre de 2015]", disse Rui. ..

BRIGADISTAS DO PREVFOGO/IBAMA/PE ESTÃO NA BAHIA ATENDENDO A EMERGENCIA AMBIENTAL DE INCENDIOS FLORESTAIS NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA

Desde o dia 19 de dezembro as Brigadas do PREVFOGO/IBAMA de Pernambuco de combate a incêndios florestais lotadas nos municípios de Petrolina e Serra Talhada, foram convocadas para atender a uma emergência ambiental no Parque Nacional da Chapada Diamantina no Estado da Bahia.

Deslocaram-se de Petrolina-PE oito brigadistas e de Serra Talhada quatorze, totalizando 22 brigadistas que se juntaram a outros que também foram convocados de outras partes do pais para combater um dos maiores incêndios já ocorridos no local. Os 22 brigadistas saíram da região em direção a Chapada Diamantina contando com o apoio da Superintendência do Ibama em Pernambuco e da Unidade Avançada do IBAMA Juazeiro/BA, que disponibilizaram 05 veículos oficiais para o cumprimento da missão...

Pilotos agrícolas são treinados para combater incêndios em áreas de vegetação da Bahia

Pilotos de aviação agrícola que trabalham em fazendas produtoras de grãos no oeste da Bahia estão sendo treinados para atuar no combate a queimadas em áreas de vegetação. Entre os meses de agosto e novembro, aumenta esse tipo de ocorrência na região e também no sudoeste, norte e Chapada Diamantina, por causa das altas temperaturas, da baixa umidade e da estiagem.

O governo federal permite que essa categoria auxilie bombeiros e brigadistas em casos de incêndios florestais. A lei 14.406 foi sancionada em julho deste ano, e estabelece que as aeronaves agrícolas precisam ser conduzidas por profissionais experientes e devidamente qualificados, atendendo às normas técnicas definidas pelo poder público...